segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aula de Revisão: Pronomes He, She, His, Her

Proposta de revisão dos conteúdos:

Assunto principal:
  • Os pronomes: He, She, His e Her
Assuntos secundários:
  • Os países e as nacionalidades
  • As profissões
Quantidade de aulas: 3 

Antes de iniciar as atividades a seguir é recomendável que o professor faça uma pequena revisão dos Pronomes He, She, His e Her utilizando o quadro negro, algum exercício anterior, o livro ou flahscards.

Feita a pequena revisão o professor deve pedir que as crianças se organizem em duplas, cada integrante da dupla deverá realizar a atividade, que consiste em apresentar a si mesmo e o colega em inglês, usando o exemplo a seguir:

Suponhamos que uma dupla foi formada por dois meninos, Carlos e Samuel, Carlos deverá começar dizendo:
"My name is Carlos and He is Samuel. He is my friend."
Samuel então deverá dizer:
"My name is Samuel and He is Carlos. He is my friend."

No caso do amigo ser uma menina é só usar o pronome apropriado: She

Cada criança participa com sua fala e o professor vai incentivando a participação e corrigindo os erros. Ao final cada criança relembrou que He é usado para substituir Ele e She é usado para substituir Ela.

Então o professor pede que as crianças façam o mesmo exercício, mas agora com a ordem inversa da frase anterior, utilizando o pronome His para masculino ou o pronome Her para feminino:

Vamos ver como ficaria com uma dupla formada por uma menina chamada Vanessa e um menino chamado Samuel:
Vanessa diria:
"My name is Vanessa and He is my friend, his name is Samuel"
E Samuel diria:
"My name is Samuel and She is my friend, her name is Vanessa"

É importante que o professor acompanhe a fala de cada aluno e ao fazer as correções explique a diferença dos pronomes, e quando cada um deve ser usado para que o conteúdo fique bem fixado.

Atividade de casa
O professor entrega para cada criança uma folha de papel A4 em branco.
A atividade é um jogo de adivinhação. Com certeza as crianças conhecem e admiram várias pessoas famosas por isso o professor solicitará que cada uma pense em alguém famoso, podendo ser homem ou mulher. As crianças irão pesquisar um pouco sobre essa celebridade e vão descobrir sua idade, sua profissão e sua nacionalidade. As crianças devem então dobrar a folha A4 ao meio e no lado de fora da folha escrever em inglês 3 dicas sobre sua celebridade e no lado de dentro da folha revelar o nome da celebridade. As crianças devem seguir um modelo, que pode ser confeccionado e apresentado em sala pelo professor como demonstração.

No dia seguinte o professor propõe uma competição e entrega para cada aluno um balão. Quando a criança souber a resposta o balão deve ser assoprado até estourar e então a criança que tiver seu balão estourado primeiro ganha a vez para dar a resposta.
Cada criança terá a chance de fazer uma pergunta e de responder somente a uma pergunta,  no entando se seu balão for estourado sem que ele tenha a chance de responder ganhará um novo balão, se ganhou a chance de responder e errou a resposta então está fora do jogo das respostas, mas ainda poderá fazer sua pergunta, se ainda não o tiver feito.
Cada resposta correta vale 5 pontos e cada resposta errada dá ao dono da pergunta  5 pontos. A competição continua até que não se tenha mais nenhuma pergunta a ser feita e todos tenham tido a chance de responder. Os alunos que fizerem mais pontos retomam a competição para mais uma rodada de perguntas, que agora serão feitas pela professora, o aluno que fizer mais pontos ganha a competição.

No exemplo do professor vamos utilizar a modelo Gisele Bündchen:
No lado de fora da folha o professor irá escrever as seguintes dicas:

1. She is 30 years old
2. She is a model
3. She is Brazilian

Her name is...

No lado de dentro da folha o professor escreve


... Gisele Bündchen


A atividade:
No exemplo dado acima podemos perceber que já com a dica 1 podemos concluir que se trata de uma pessoa do sexo feminino e que ela já é uma adulta.
A segunda dica expande as possibilidades, mas percebam que a terceira limita bastante as respostas, e assim quase que a totalidade da sala vai lembrar da modelo brasileira Gisele Bündchen.
É importante ressaltar para as crianças que elas não devem revelar a resposta da sua adivinhação para ninguém sob pena de ter sua pergunta desclassificada.
Essa atividade leva geralmente 1 aula inteira e é bastante agitada.

Para acalmar os ânimos passe como Dever de Casa a sugestão abaixo, onde as crianças devem seguir o modelo que é dado e escrever sobre as personalidades das fotos, (que o professor pode sugerir ou que elas mesmo podem escolher) utilizando corretamente os pronomes. Se o professor quiser pode trocar as celebridades sugeridas por aquelas que estejam mais em alta na sua escola!


Em uma folha A4 monte um exercício com fotos de celebridades e seus dados, as crianças então devem formar frases com esses dados, como no exemplo:



Dados

First Name: Hugh
Last Name: Laurie
Age: 51
Occupation: Actor
Country: England
Nationality: English

Frases possíveis:

His name is Hugh Laurie. He is 51 years old. He is an actor. He was born in England. He is English. 

O professor também pode estimular construções diferentes, como:
He is from England. His nationality is English. He is a Englishman. He speaks English.


Dica: Sempre que o professor explora as habilidades do aluno e vai além da leitura e da escrita as aulas se tornam mais interessantes para os alunos, fazendo com que o conteúdo se torne mais atrativo e seja melhor fixado.

Para isso na próxima aula, não somente recolha as folhas do Dever de Casa, faça diferente, invente algo para tornar a atividade prazerosa, uma forma super simples de tornar a atividade mais interessante é pedir que no dia da entrega da atividade cada criança escolha a celebridade da folha que ele mais gostou e leia sua resposta, cada aluno deverá ler uma resposta para a turma e com isso o professor vai fazendo as correções e as pausas para ir explicando, tirando as dúvidas e corrigindo a tarefa, assim o professor pode diagnosticar o aluno com mais dificuldade, ficar próximo dele e ir ajudando com a pronúncia, encorajando a leitura e fazendo com que ele repita as correções feitas. Se achar necessário o professor pode explicar novamente no quadro os pontos que os alunos tiverem mais dificuldade. Ao final o professor deverá recolher a atividade e corrigir cada analisando as respostas dos alunos, se alguma criança, mesmo depois da correção coletiva ainda cometer erros o professor deverá considerar um acompanhamento mais minucioso, uma aula de revisão individual ou até mesmo uma indicação para que este aluno busque um reforço.

Infelizmente alguns professores acham que se a grande parte da turma aprendeu o conteúdo então é suficiente e esquece que uma dúvida mesmo que pequena para um aluno que tem dificuldade hoje é só uma dúvida, mas com o passar do tempo aquela dúvida pequenininha via ficando maior, até o dia que ele começar a achar que é mesmo ruim naquele conteúdo e  depois que odeia a matéria. Conheci poucos alunos que realmente odiavam a matéria, a maioria só odiava mesmo o fato de não entender nada, de não conseguir acompanhar a turma e ainda ser ridicularizado pelos demais. Não deixe isso acontecer na sua turma, eu por exemplo, não ligo de perder vários minutos e repetir várias vezes a mesma coisa, porque eu sei que se minha turma aprender aquelas primeiras construções gramaticais o resto será fácil e ele se sentirá bem mais motivado.

Espero que tenham gostado da proposta!!! 
Caso queira dicas de como trabalhar com um assunto específico escreva um comentário e solicite!!!

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