segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Plano de aula – Educação Infantil (Números-numbers)


Números (numbers)
Quantidade de aulas: 4
Recomendado para: Crianças a partir de 3 anos
Objetivo:
· Aprender e reconhecer os números de 1 a 10.
· Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo
símbolo numérico.

Materiais necessários:
· Flashcards com os números.
· Jogos de tabuleiro (em inglês), fichas e dados.
· Letra e música "Let's Count 1 to 10".
*No site da Dream English você encontra todo o material necessário para trabalhar
essa música: vídeo, passo-a-passo da coreografia, arquivo em mp3, letra e um
vídeo com flashcards e áudio do nome dos números.
· Livro em .pdf “My Number book”. Baixe um modelo aqui. Para mais livros clique aqui.
· (Opcional: um caderno de capa dura pequeno)
· Atividades impressas para serem trabalhadas em sala e em casa.
Baixe aqui ótimas atividades com números


Aula 01: Introdução aos números de 1 a 10
Material necessário:
Flashcards (impressos ou em vídeo) e a música "Let's Count 1 to 10".
Após começar a aula peça que todos façam uma roda e sentem-se no chão perto de você. Mostre os números e fale os nomes deles bem alto, peça que os alunos repitam. Faça algumas brincadeiras simples aqui para revisar o que foi explicado.
(Sugestão: Com um giz desenhe uma amarelinha (hopscotch) no chão, ao escrever os números fale o nome bem alto e peça que as crianças repitam. Brinque um pouco com as crianças, estas devem falar o nome dos números das casas quando pularem nelas.)
Depois da brincadeira diga as crianças que vai ensinar uma música, conforme for explicando vá mostrando a coreografia. Treine algumas vezes com eles só com a sua voz, só então utilize os recursos de áudio e vídeo. É importante deixar que as crianças pulem, caiam no chão e "personalizem" a coreografia, pois quanto mais elas se identificarem e se divertirem com a música maior será o interesse e o aprendizado.

Aula 02: Os números na prática (jogo de tabuleiro)
Material necessário:
Jogos de tabuleiro (em inglês), fichas, dados e a música "Let's Count 1 to 10".
Leve alguns tabuleiros e alguns dados para a sala. Divida a turma em grupos de 3 ou 4 crianças. Cada uma recebe uma ficha e cada grupo de crianças um dado. A regra é que a criança só pode mover sua ficha no tabuleiro após falar alto o nome do número (em inglês) que tirou no dado. Se as crianças não lembrarem o nome dos números peça que todos ajudem cantando a música “Let's Count 1 to 10”. Durante a aula passe em todos os grupos para auxiliar no uso das regras e para verificar como está o aprendizado das crianças. Se você puder presenteie as crianças com jogos assim e peça que eles desafiem os pais e irmãos a jogarem com eles em casa. Algumas coleções como a Hello! Da Editora Ática fornecem várias opções de jogos de tabuleiro.

Aula 03: My Number book
Material necessário:
Folhas impressas do “My Number book”, giz de cera, lápis de cor, cola e tesoura.
(Opcional: um caderno de capa dura pequeno)
Confeccione com as crianças o livro dos números. Leve as atividades já cortadas para a sala para que as crianças respondam as questões e pintem. Sugestão: Peça que cada criança traga um caderno pequeno e cole as folhas prontas no livro, não use os versos das folhas, cole somente na frente. Você pode aproveitar esse caderno e colar todas as atividades sobre os números trabalhadas durante o bimestre com as crianças e entregá-lo para os responsáveis na reunião de pais. Se você não quiser trabalhar com o caderno pode encontrar um jeito divertido e criativo de colar, grampear, furar ou juntar as folhas, elas podem até mesmo ser coladas no caderno de tarefas do aluno. Não esqueça de cantar a música “Let's Count 1 to 10” com as crianças.

Aula 04: Músicas e Apresentações
Material necessário:
Ensaio de coreografia e confecção de material necessário para apresentação da música “Let's Count 1 to 10”.
Para que as aulas fiquem mais interessante leve para a sala uma câmera digital e tire fotos das crianças e filme os ensaios, veja as fotos e os vídeos com elas, depois organizem um mural ou exposição com esse material. E não se esqueça de convidar os pais para a apresentação, pode ser durante uma aula sua ou em alguma festa da escola! É diversão garantida!

Se no início das aulas você teve dúvidas sobre o aprendizado das crianças, aqui você percebe que fez um ótimo trabalho, impressionando pais e escola! Parabéns!!!

E não se esqueça que aqui em cima está o esqueleto do que pode ser feito, utilize a internet na busca de materiais, sejam eles videos, flashcards, brincadeiras ou atividades impressas para melhorar sua aula. Crie opções para as crianças, descubra o que elas gostam e faça de cada aula uma experiência inesquecível!

2 comentários:

  1. gostei bastante!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO!!!!! Estou dando aula de inglês para crianças de 5 anos e eles não tem apostila/livro, eu tenho que montar as atividades....vc me ajudou bastante. Bjim

    ResponderExcluir